Aquaponia – Biossistemas integrados

Aquaponia – Biossistemas integrados

A tradução simultânea da palestra “Producción Azul – Sistemas Biointegrados” foi uma oportunidade de aprender sobre o sistema de AQUAPONIA que permite combinar o cultivo de hortaliças e a criação de peixes de forma sustentável e econômica. aquaponia une, em uma mesma área e utilizando a mesma água, a aquicultura convencional (criação de seres aquáticos tais como peixes e camarões) com a hidroponia (cultivo de plantas em água) em um ambiente simbiótico. O projeto apresentado pelo Prof. Germán Merino foi desenvolvido no Valle del Elqui, ao Norte do Chile e consiste, basicamente, em aproveitar os rejeitos do cultivo de peixes, os quais são transformados em nutrientes para as plantas, agregando valor à produção.

https://www.youtube.com/watch?v=NpAJhMiIVzk

No sistema de aquaponia, a rica matéria orgânica presente na água de drenagem do cultivo dos peixes é reaproveitada, servindo de solução para o cultivo hidropônico de hortaliças. A água abundante em matéria orgânica que sai do tanque dos peixes passa pelo canal hidropônico e alimenta as hortaliças, que se aproveitam dos nutrientes contidos na água para seu metabolismo/crescimento e, como contrapartida, efetuam a limpeza da água que retornará em boas condições aos peixes.

Segue link para quem quiser ler um pouco mais sobre o assunto:

http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Videos/noticia/2016/06/aquaponia-desperta-interesse-de-produtores-e-pesquisadores.html 

Banner do EventoCarolina 2



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *