A Tradutora

foto-pg-carolina

Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, com mestrado em Linguística pela mesma instituição e pós-graduada em Tradução pela Universidade Gama Filho, Carolina Diniz foi professora no curso de Letras da Pontifícia Universidade Católica, diretora de escolas de idiomas e professora de Espanhol como língua estrangeira (ELE) do Instituto Cervantes de Belo Horizonte. Estudou na Facultad de Ciencias de la Comunicación no Uruguai e possui também Diploma de Proficiência em Língua Espanhola, DELE Nível Superior, outorgado pela Universidade de Salamanca, Espanha.

Aprovada em concurso público e nomeada Tradutora Pública e Intérprete Comercial para o idioma Espanhol em maio de 2009 pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, atua desde então focando sua formação e atuação nessa área de interesse. Membro ativa da Associação dos Tradutores Públicos do Estado de Minas Gerais (ATP-MG), foi organizadora do 1º Manual com Diretrizes Básicas para Elaboração de Traduções Juramentadas cujo

texto, aprovado na íntegra pelo Plenário da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais na forma da Resolução RP/07/2012, de 18 de outubro de 2012, foi distribuído a todas as Juntas Comerciais do Brasil. Participou do 2o Encontro de Tradutores Públicos e Intérpretes Comerciais de Minas Gerais como Palestrante, abordando o tema “A identidade do Tradutor Juramentado” na sede da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais.

No caminho das Letras participou de conferências, projetos de iniciação científica, congressos nacionais e internacionais, desenvolvendo sempre pesquisas comparativas entre as línguas portuguesa e espanhola. Entre os diversos cursos de atualização e capacitação de que participou, merece destaque o curso que realizou em 2011, pelo qual obteve o título de Examinadora do DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira). Especializou-se na área de sintaxe e estrutura das línguas e desenvolveu ao longo dos anos rigor técnico-científico e disciplina, habilidades essenciais para o exercício da atividade de pesquisadora e tradutora.